quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Planeta interestelar

Um planeta interestelar é um objeto de tamanho e massa planetária (massa suficiente para que sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido, de modo que ele adquira uma forma de equilíbrio hidrostático, ou seja, semelhante a uma esfera) que não orbita diretamente uma estrela. Estes objetos foram ejetados do sistema planetário no qual se formaram ou nunca estiveram gravitacionalmente ligados a qualquer estrela. Especula-se que pode haver trilhões destes planetas só na Via Láctea.

Os panetas interestelares também podem ser chamados de planeta desgarrado, planeta nômade, planeta órfão, planeta errante, planeta sem estrela ou planeta sem sol. 

O termo planeta vem do grego "viajante" e tem ligações com a história, astrologia, ciência, mitologia e religião, de tal forma que no mundo antigo eram vistos por muitas culturas como divinos ou emissários de deuses. Desgarrados de qualquer força gravitacional estelar, os planetas interestelares seguem seus caminhos sem destino certo, sem vizinhos, sem se relacionarem com qualquer coisa perto. E ao contrário dos planetas interestelares, os planetas estelares seguem unidos às suas respectivas estrelas, e tendem a jamais terem qualquer tipo de interação em outros sistemas, tal como coisas normalmente tidas antagônicas, como "razão e emoção" expressas certa vez por Martha Medeiros:


Razão e emoção são dois planetas que não habitam

a mesma galáxia. Você sabe que sua dor é superável,

você sabe que amanhã vai encontrar um novo amor,

você sabe que é uma felizarda por ter saúde, família,

um teto para morar, mas você não sente assim.

E o sentimento é poderoso. Comanda-nos.

E a gente sucumbe. Feito um avião caindo do céu,

feito refém de um assalto do coração.


--

Trecho de uma crônica no livro Non Stop.